A BOLSA DE MERCADORIAS DE MINAS GERAIS (MINASBOLSA) E SUA : AÇÃO COM O SEU AMBIENTE EXTERNO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • José Antônio C. Olortegui Universidade Federal de Lavras
  • German Torres Salazar Universidade Federal de Lavras
  • Ricardo Pereira Reis Universidade Federal de Lavras
  • Antônio João dos Reis Universidade Federal de Lavras
  • Wilson Magela Gonçalves Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Bolsa de Mercadorias, Estratégia empresarial, Planejamento estratégico

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar as estratégias de interação entre a Bolsa de Mercadorias de Minas Gerais e seu ambiente externo ao longo de sua história. O trabalho utilizase de um dos tipos de pesquisa qualitativa, chamado "Estudo de Caso". A coleta dos dados foi executada através da análise dos documentos e entrevistas semi-estruturada e os pontos pesquisados por estes instrumentos estiveram relacionados a aspectos do ambiente externo e interno da organização. A análise dos dados fundamentou-se em técnicas qualitativas e no modelo simplificado de planejamento estratégico. Entre as principais conclusões pode-se mencionar que o perfil da Minasbolsa é incongruente com o perfil necessário para uma Bolsa de Mercadorias, pois existe predominância de pontos fracos e influência negativa do ambiente. Além disso, a estratégia que adota a Minasbolsa difere do que mostra sua postura estratégica.

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Publicado

2011-04-11

Como Citar

OLORTEGUI, J. A. C.; SALAZAR, G. T.; REIS, R. P.; REIS, A. J. dos; GONÇALVES, W. M. A BOLSA DE MERCADORIAS DE MINAS GERAIS (MINASBOLSA) E SUA : AÇÃO COM O SEU AMBIENTE EXTERNO: UM ESTUDO DE CASO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/120. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos