O arrendamento como estratégia para enfrentar mudanças institucionais: um estudo com fornecedores de cana do estado de São Paulo

Autores

  • Sebastião Neto Ribeiro Guedes Unimep
  • Eliana Tadeu Teci Unimep
  • Maria Thereza Miguel Peres Unimep

Palavras-chave:

agroindústria canavieira, mercado de terras, mudança institucional, arrendamento de terras

Resumo

Discute-se, neste artigo, o papel do arrendamento de terras para os fornecedores de cana de duas regiões canavieiras de São Paulo, no contexto da desregulamentação da agroindústria canavieira acontecida no início de 1990. A literatura revelou que a desregulamentação teve impacto positivo sobre o desempenho da indústria, aumentando-lhe a eficiência e eficácia. Sobre os fornecedores, ela impôs novos desafios, ao exigir adaptações e adoção de estratégias que têm a terra como referência essencial. Utilizando-se de aplicação de questionários estruturados a uma amostra estratificada proporcional de fornecedores de cana das duas regiões, conclui-se que o arrendamento tem tido papel fundamental para tornar exeqüível a permanência de uma parte dos fornecedores de cana, ao viabilizar uma escala de produção compatível com os requisitos tecnológicos, exigidos pelo novo padrão competitivo instaurado no setor pela desregulamentação.

Downloads

Publicado

2011-04-08

Como Citar

GUEDES, S. N. R.; TECI, E. T.; PERES, M. T. M. O arrendamento como estratégia para enfrentar mudanças institucionais: um estudo com fornecedores de cana do estado de São Paulo. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/114. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos