NEW PRODUCTS DEVELOPMENT: A MARKETING STUDY OF A POPSICLE PRODUCED WITH WHEY

  • Fabio Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras
  • João de Deus Souza Carneiro Universidade Federal de Lavras

Resumo

This study aimed at identifying the sensory acceptance and preference of customers for a chocolate popsicle produced with whey. Specifically, it sought to i) identify the acceptance and purchase intent of consumers after tasting the popsicle under four different concepts; ii) to select the best concepts; and iii) to identify potential market segments. As for the methodology, the study was a quantitative and qualitative research using techniques of sensory analysis, semi-structured questionnaires and in-depth interviews. Quantitative data were analyzed using descriptive and multivariate statistics. For qualitative data, content analysis was used. The results showed that the concept “chocolate popsicle made with whey” stood out, followed by the concept “chocolate popsicle made with essential amino acids”. They both had good sensory acceptance and purchase intent, but the consumers preferred the concept “whey”. As for market segmentation, two groups were extracted: the first and largest group was named “healthy and conscious consumers” and the second “hedonic consumers”. It was identified that the best segment for the product is the group 1, since the term “whey” is already known and valued by this public. Thus, conveying the product as popsicle with “whey” might be an appropriate strategy for this segment.

Biografia do Autor

Fabio Antonialli, Universidade Federal de Lavras
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras, pesquisas nas áreas de modelo e plataforma de negócios, cadeias produtivas, comportamento do consumidor de alimentos, redes organizacionais e inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei, experiência nas áreas de administração geral, recursos humanos, estratégias empresariais, estratégias de marketing, logística e ensino de idiomas. Pesquisas nas áreas de empreendedorismo, cultura familiar, sustentabilidade e meio ambiente, laticínios e produtos derivados do leite.
Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Marketing - Lancaster University (2012). Foi professor visitante em duas instituições estrangeiras: Northern Michigan University (2011) e Lancaster University (2011-2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação Lato Sensu da UFLA e Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais. Atua na área de Marketing, com destaque para os seguintes temas: comportamento do consumidor de alimentos, cultura do consumo, sociologia e antropologia do consumo, consumo ético, consumo e classe social.
João de Deus Souza Carneiro, Universidade Federal de Lavras
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CA AL . Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Lavras. Foi coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Alimentos de 05/2008 a 08/2009, membro do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos de 2009-2015. É tutor do PET Engenharia de Alimentos (Programa de Educação Tutorial do MEC) desde 2013, coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Novos Produtos/UFLA, coordenador do NENP (Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial), coordenador do INOVATECS (Núcleo de Inovações Tecnológicas e Sensoriais Aplicadas ao Desenvolvimento de Produtos) e co-autor do livro Análise Sensorial: Estudos com Consumidores. Tem experiência na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em desenvolvimento de novos produtos e análise sensorial de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos com apelo para a saúde dos consumidores, análise sensorial de alimentos, métodos/técnicas qualitativos e quantitativos aplicados no desenvolvimento de produtos e estudo do comportamento dos consumidores.
Publicado
31-03-2018
Seção
Artigos