A TERCEIRA ONDA DO CAFÉ EM MINAS GERAIS
Resumo
Considera-se que existam três movimentos, também denominados “ondas”, influenciando o mercado e o consumo mundiais de café.
Cada um apresenta um conjunto diversificado de prioridades e filosofias, contribuindo de formas diferentes para a experiência de
consumo da bebida. No Brasil, a Terceira Onda ganhou força nos últimos cinco anos, o que pode contribuir significativamente para
a melhoria de qualidade dos cafés consumidos no país. Objetivou-se compreender como a Terceira Onda do café se faz presente nas
estratégias de cafeterias no estado de Minas Gerais, por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com proprietários
de três cafeterias mineiras, baseadas no conceito de Terceira Onda e localizadas em cidades de portes variados. Observou-se grande
adesão destas empresas aos princípios deste movimento, mas com adoção de duas posturas distintas, de purismo e transição.
Concluiu-se que tais posturas podem ser influenciadas por diversos fatores e contribuir de formas diferentes para o consumo de
cafés especiais no Brasil.