ANÁLISE ECONÔMICA DE DIFERENTES SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO EM AVIÁRIOS DARK HOUSE

  • Carolina Obregão da Rosa Programa de Pós-graduação em Agronegócios - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS. Brasil.
  • Rodrigo Garófallo Garcia Programa de Pós-graduação em Agronegócios - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS. Brasil. Universidade Federal da Grande Dourados Diretor de Eventos - FACTA Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (67) 3410 2437 (67) 8135 4482 (67) 3426 2198
  • Irenilza de Alencar Nääs Programa de Pós-graduação em Zootecnia. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS. Brasil.
  • Nilsa Duarte da Silva Lima Construções Rurais e Ambiência - Engenharia Agrícola - Feagri-Unicamp
  • Jaqueline Severino da Costa Programa de Pós-graduação em Agronegócios - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS. Brasil.
Palavras-chave: Avicultura industrial, retorno do investimento, sistema de iluminação.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar diferentes sistemas de iluminação (Lâmpadas fluorescentes – FLUO e lâmpadas de diodoemissor de luz - LED) em aviários comerciais tipo dark house. A análise econômica do Valor Presente Líquido (VPL) foi utilizada nosbenefícios de fluxos de caixa gerados e do período de Payback. A avaliação econômica dos dois sistemas de iluminação foi realizadautilizando-se as especificações dos diferentes tipos de lâmpadas e o consumo de energia registrado em três granjas comerciais. Ofluxo de caixa foi avaliado comparando-se as informações dos sistemas de iluminação com lâmpada fluorescente (FLUO) e diodoemissor de luz (LED). A substituição das lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas LED pode gerar economia considerável de energiaelétrica durante o ciclo de produção dos frangos de corte, além de apresentar condições adequadas para o ambiente de criação dentrodos aviários. No entanto, com o atual custo das lâmpadas LED, o sistema revelou-se inviável dentro do ciclo de vida das lâmpadas.

Biografia do Autor

Jaqueline Severino da Costa, Programa de Pós-graduação em Agronegócios - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS. Brasil.
Pró-Reitora de Avaliação Institucional e PlanejamentoUniversidade Federal da Grande Dourados – UFGDFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – FACEVice-coordenadora do PPGagro/FACE/UFGDProfessora do PROFIAP/FACE/UFGD
Publicado
30-11-2017
Seção
Artigos