ATRIBUTOS DO PRODUTO E INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE SUCO DE LARANJA DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Lucas Augusto Esmeraldo de Oliveira
  • Sueli Menelau

Resumo

O objetivo do trabalho é o entendimento de influências ambientais e sociais que interferem na compra do produto suco de laranja líquido,
industrializado ou in natura. A fundamentação teórica contempla estímulos de compra de produtos que interferem diretamente nesse
processo, delimitando-se três fatores de influência: de marketing, social e situacional. A pesquisa possui natureza aplicada e descritiva,
classificada como quantitativa, com coleta de dados estruturada com aplicação de um questionário composto de 65 itens com informações
sociodemográficas (seis) e de comportamento do consumidor (59). Ao todo foram analisados 480 questionários de respondentes do
Distrito Federal (DF), através de Análise Fatorial Exploratória. A análise demonstra que apenas 48 itens eram necessários e que existe
relação entre os fatores de agrupamento e a influência de consumo, comprovando o modelo teórico projetado. O fator influência de
marketing apresentou correlação relevante para estratégias utilizadas para estimular o consumo. Já o fator influência social validou que
a presença de selos de responsabilidade social e ambiental, e qualidade são relevantes à amostra. E no fator de influência situacional
estão presentes as variáveis experiência da compra, relacionados à interação com variáveis do ambiente de loja. Avalia-se que a pesquisa
contribui empiricamente, por trazer uma determinação inicial de quais fatores impulsionaram o consumo de suco de laranja no DF e
são mais significativos para o consumidor desta região, e teoricamente, pois permitiu a partir de um construto teórico (comportamento
do consumidor), com evidências dos principais fatores elegidos, criar e refinar um conjunto de variáveis.

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Publicado

2017-07-10

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. E. de; MENELAU, S. ATRIBUTOS DO PRODUTO E INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE SUCO DE LARANJA DO DISTRITO FEDERAL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 19, n. 1, 2017. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1100. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos