Determinação da tarifa de reuso de água no distrito industrial de Fortaleza sob a ótica do custo marginal de longo prazo e do método de avaliação contingente

Autores

  • Raimundo Eduardo Silveira Fontenele Universidade de Fortaleza/UNIFOR

Palavras-chave:

reuso da água, tarifa, custo marginal de longo prazo, avaliação

Resumo

Nos últimos anos, as companhias estaduais de saneamento vêm restringindo seus investimentos, não somente porque os recursos necessários ao setor ultrapassam, em grande quantidade, as possibilidades clássicas de financiamento dos orçamentos nacionais, mas também pelo fato de que a solução tradicional de financiamentos externos tem seus limites. Observa-se ainda que a cobrança das tarifas, sem considerar o custo dos serviços prestados, vem ocasionando defasagens tarifárias que também representam transferências subsidiadas de recursos, inclusive para o setor privado. A partir da aplicação de duas metodologias distintas - o custo marginal de longo prazo e o método de avaliação contingente, conduziu-se este artigo, com o objetivo de apresentar os valores das tarifas a serem cobradas aos usuários do Projeto de Reuso de Água do Distrito Industrial de Fortaleza. Os valores encontrados foram estabelecidos para todas as alternativas do sistema de reuso de água. As alternativas 1 e 3 são as únicas que obtiveram um custo por m3 próximo aos valores praticados em outros sistemas de porte, bem como dos valores de disposição a pagar, o que vem confirmar que os resultados atendem aos interesses dos prováveis usuários do projeto, pois a tarifa se situa dentro dos limites de comprometimento dos seus custos industriais.

Downloads

Publicado

2011-04-08

Como Citar

FONTENELE, R. E. S. Determinação da tarifa de reuso de água no distrito industrial de Fortaleza sob a ótica do custo marginal de longo prazo e do método de avaliação contingente. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/110. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos