COMPRAS INSTITUCIONAIS: ANÁLISE MULTICRITERIAL DE APOIO À DECISÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Kátia Baptista Gomes UFPEL
  • Mário Conill Gomes UFPEL
  • Alexandre Afonso Meyer UFRGS

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi construir um modelo para avaliar os fornecedores de suprimentos oriundos da Agricultura Familiar para o Restaurante Universitário da Universidade Federal de Pelotas no Sul do Brasil. A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) foi usada e ajudou a identificar, organizar, mensurar e agregar todos os critérios que serão úteis para comparar todos os fornecedores com os maiores interesses do Restaurante Universitário. Esta pesquisa pode ser descrita como um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, que utilizou a técnica de entrevista (mapeamento cognitivo) para coletar dados para construir o modelo. Os principais resultados indicam que os produtos dentro do padrão, preço na faixa do mercado, conformidade com a entrega de volume padrão, entrega no prazo e capacidade de armazenamento dos agricultores são a chave do critério de avaliação. Além disso, o processo de estruturação permitiu: a) um melhor entendimento para o gestor do Restaurante Universitário do perfil do agricultor mais adequado às operações do restaurante; e b) uma maneira de comunicar qual critério será usado para avaliá-los.

Biografia do Autor

Kátia Baptista Gomes, UFPEL

Professor Adjunto Faculdade de Administração e de Turismo. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar

Mário Conill Gomes, UFPEL

Professor Associado FAEM/UFPEL

Alexandre Afonso Meyer, UFRGS

Professor Substituto Departamento de Economia Internacional- UFRGS

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Publicado

2018-10-30

Como Citar

GOMES, K. B.; GOMES, M. C.; MEYER, A. A. COMPRAS INSTITUCIONAIS: ANÁLISE MULTICRITERIAL DE APOIO À DECISÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 19, n. 4, 2018. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1093. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos