RELACIONAMENTOS DE MERCADO E PARCERIAS DE LONGO PRAZO SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO DE VALOR: O CASO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este trabalho resultou de uma pesquisa sobre o processo de formação de valor que constitui a base sobre a qual se articulam os
relacionamentos interorganizacionais presentes nas cadeias produtivas agronegociais. Elas, por sua vez, compõem-se de diferentes
organizações unidas por um componente relacional ainda não muito bem explicado pelas abordagens existentes. O objetivo central
consiste na busca de um maior entendimento de como se estabelece o processo de construção de relacionamentos interorganizacionais
sob a ótica da formação valor. A pesquisa desenvolveu-se na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Como resultado,
destaca-se que os relacionamentos de mercado diferem das parcerias de longo prazo, formadas no interior da cadeia produtiva do
leite, quanto à atuação de elementos de valor transacional e relacional; os primeiros são mais significativos nos relacionamentos
de mercado e os elementos de valor relacional constituem a base das parcerias de longo prazo.
Palavras-chave: Relacionamentos interorganizacionais, valor relacional, confiança.