Três olhares sobre o reflorestamento: a percepção de atores sociais sobre a monocultura de eucalipto no Alto Jequitinhonha, MG

Autores

  • Juliana Sena Calixto Universidade Federal de Lavras
  • Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

reflorestamento, pesquisa qualitativa, Alto Jequitinhonha

Resumo

O Alto Jequitinhonha, região mineira marcada por fortes contrastes paisagísticos - que vão das íngremes grotas até as planas chapadas –, por sua cultura típica e estigma de baixo dinamismo econômico, foi alvo de uma ambiciosa política de crescimento econômico do regime militar, balizada na introdução da monocultura de eucalipto em larga escala na década de 1970. Tal política criou, entre outros impactos, uma tensão entre os setores da sociedade beneficiados diretamente por ela – principalmente empresas siderúrgicas e reflorestadoras – e um setor da sociedade que se considerou excluído – as comunidades de agricultores familiares tradicionais da região. Partindo dessa realidade, neste trabalho objetivou-se analisar os impactos da introdução do plantio de eucalipto, em larga escala, na região do Alto Jequitinhonha na década de 1970, a partir de depoimentos dos diversos atores locais, articulados com literatura disponível sobre o tema. O trabalho está estruturado em uma introdução, uma breve contextualização teórica do processo de ocupação da região pelo reflorestamento em larga escala, nos procedimentos metodológicos e na apresentação e análise dos posicionamentos dos atores sociais sobre a monocultura de eucalipto no Alto Jequitinhonha, considerados primordiais para se entender os impactos da política de incentivos fiscais, seus reflexos atuais na economia regional e visualizar propostas de políticas públicas, para o desenvolvimento da região.

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

CALIXTO, J. S.; RIBEIRO, Áureo E. M. Três olhares sobre o reflorestamento: a percepção de atores sociais sobre a monocultura de eucalipto no Alto Jequitinhonha, MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/107. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos