A LIDERANÇA SETORIAL NA CADEIA DO BIODIESEL: UMA ANÁLISE À LUZ DO CONCEITO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Daniel Franco Goulart Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moisés Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Empresas líderes da indústria expressam suas competências, por meio de resultados. O grande desafio daquelas que não estão na
vanguarda da indústria é compreender o que as líderes fazem de diferente para, então, copiá-las ou avançar no desenvolvimento de
novas competências. Neste artigo, objetivou-se identificar quais são os fatores que levam as empresas a obter e sustentar vantagem
competitiva no setor de biodiesel. Para tanto, utiliza-se de metodologia qualitativa de caráter exploratório, utilizando-se cinco
diferentes instrumentos de coleta de dados. Identificaram-se cinco fatores que concorrem para a criação de vantagem competitiva no
setor de biodiesel, quais sejam, gestão da cadeia de suprimentos com foco na compra antecipada ou postergada e na diversificação
de matérias-primas, gestão da cadeia de suprimentos com foco na redução dos custos de insumos, gestão de custos e rendimentos
industriais, benefícios tributários de ICMS e proximidade dos consumidores ou de estruturas logísticas diferenciadas. Após a
identificação dos fatores, selecionaram-se seis empresas que se destacam no mercado por sua capacidade industrial utilizada e
market share. Percebeu-se que, em todas elas, há a ocorrência de pelo menos um dos fatores identificados. O estudo tem relevância
acadêmica e prática, uma vez que delimita, de forma clara, os fatores que possibilitam às empresas líderes estarem onde estão.

Biografia do Autor

Daniel Franco Goulart, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Moisés Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

GOULART, D. F.; ZILBER, M. A. A LIDERANÇA SETORIAL NA CADEIA DO BIODIESEL: UMA ANÁLISE À LUZ DO CONCEITO DE VANTAGEM COMPETITIVA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 18, n. 4, 2017. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1043. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos