O sistema agrícola de produção integrada e o sistema de informação

Autores

  • Ricardo Alexandre Raschiatore Faculdades Integradas do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa - FIPEP
  • Maria Tereza Saraiva de Souza Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Raquel da Silva Pereira Centro Universitário Senac

Palavras-chave:

agricultura sustentável, fruticultura, sistemas de informação, sistema agrícola de produção integrada, rastreabilidade, Codex Alimentarius

Resumo

Objetivou-se neste artigo apresentar o Sistema Agrícola de Produção Integrada - SAPI - destacando os sistemas de informação necessários para sua implementação, bem como os impactos do SAPI para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade e saúde dos alimentos oferecidos. São abordados aspectos como rastreabilidade e identificação, agricultura sustentável, integração das informações, Codex Alimentarius, entre outros. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental em bases de dados acadêmicas sobre o tema, bem como a participação em seminários e congressos internacionais. As conclusões apontam para a importância do desenvolvimento do SAPI no Brasil, assim como as dificuldades de se desenvolver e implementar esse sistema. O SAPI, que vem sendo amplamente aplicado na Produção Integrada de Frutas, contribui para o desenvolvimento sustentável, o incremento da qualidade e a sanidade dos produtos, com menos uso de agroquímicos.

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

RASCHIATORE, R. A.; DE SOUZA, M. T. S.; PEREIRA, R. da S. O sistema agrícola de produção integrada e o sistema de informação. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/104. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos