POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE UMA COOPERATIVA DE PRODUTORES DE LEITE

  • Maiquel Silva Kelm UFLA
  • Jorge Oneide Sausen
  • Martinho Luis Kelm

Resumo

Descreve-se, neste estudo, o posicionamento estratégico de uma Cooperativa de Produtores de Leite, localizada no estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2005 e 2013. Apresenta a descrição das estratégias utilizadas pela Cooperativa, evidenciando três períodos estratégicos importantes e as estratégias competitivas, concebidas em cada período. Trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada e descritivo, numa perspectiva de pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987). No que tange aos procedimentos de coleta e análise dos dados foi utilizada a abordagem da direct research(MINTZBERG, 1979). Os resultados da análise revelam que a Cooperativa concentrou sua estratégia competitiva basicamente em dois focos: no produtor rural, estabelecendo diferenciais em termos de assistência técnica qualificada e no relacionamento de parceria cooperativa/cooperado; e no consumidor final, de modo a ofertar um produto de qualidade e originalidade como diferencial competitivo.
Publicado
19-11-2015
Seção
Artigos