POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE UMA COOPERATIVA DE PRODUTORES DE LEITE

Autores

  • Maiquel Silva Kelm UFLA
  • Jorge Oneide Sausen
  • Martinho Luis Kelm

Resumo

Descreve-se, neste estudo, o posicionamento estratégico de uma Cooperativa de Produtores de Leite, localizada no estado do Rio
Grande do Sul, no período compreendido entre 2005 e 2013. Apresenta a descrição das estratégias utilizadas pela Cooperativa,
evidenciando três períodos estratégicos importantes e as estratégias competitivas, concebidas em cada período. Trata-se de um
estudo de caso de natureza aplicada e descritivo, numa perspectiva de pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987). No que tange aos
procedimentos de coleta e análise dos dados foi utilizada a abordagem da direct research (MINTZBERG, 1979). Os resultados da
análise revelam que a Cooperativa concentrou sua estratégia competitiva basicamente em dois focos: no produtor rural, estabelecendo
diferenciais em termos de assistência técnica qualificada e no relacionamento de parceria cooperativa/cooperado; e no consumidor
final, de modo a ofertar um produto de qualidade e originalidade, como diferencial competitivo.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE UMA COOPERATIVA DE PRODUTORES DE LEITE. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 17, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos