SUSTENTABILIDADE EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS: UM ESTUDO MULTICASOS DA CARNE BOVINA DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

  • Leandro Chida Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Silvia Morales de Queiroz Caleman Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sustentabilidade, Sistemas Agroindustriais, Nova Economia Institucional, Economia dos Custos de Transação.

Resumo

No artigo, discute-se o tema da sustentabilidade em se tratando da visão de Sistemas Agroindustriais (SAG). Para tanto, parte-se deum modelo de análise para SAG’s sustentáveis. A Nova Economia Institucional, especificamente Economia dos Custos de Transação,é o arcabouço teórico da pesquisa. Surgem pressupostos e hipóteses, que são avaliados, por meio de um estudo multicasos sobre asustentabilidade da transação entre produtor e indústria no SAG da carne bovina do Mato Grosso do Sul. Foram escolhidos casosrelevantes para a temática, a saber: Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce, Programa Boas PráticasAgrícolas – Embrapa bovinos de corte e Associação Brasileira de Pecuária Orgânica. Em suma, a análise dos casos permitiu acaracterização destes SAG’s e a identificação dos riscos associados à captura de valor gerado pelo investimento em ativos específicosdedicados à sustentabilidade. Ainda, sugere-se um conjunto de hipóteses a serem testadas e validadas em pesquisas futuras acercada eficiência e estabilidade de SAG’s sustentáveis.

Biografia do Autor

Leandro Chida Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do SulMestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Silvia Morales de Queiroz Caleman, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pós Doutora em Economics of Organization (Rotterdam School of Management/ Erasmus University); Doutora em Administração pela FEA /USP (Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista do CNPq, pesquisadora do PENSA - Centro de Conhecimento em Agronegócios e consultora de empresa com foco em gestão do agronegócio. Ãrea de pesquisa: economia das organizações, nova economia institucional e gestão do agronegócio. Atualmente, é professora adjunta no curso de graduação e na pós graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordena o projeto Casadinho entre PPGA da UFMS e FEA/USP (contrato n. 552150/2011-8) .
Publicado
19-04-2017
Seção
Artigos