NORMAS EDITORIAIS E ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO

Translation:
English

A revista Organizações Rurais e Agroindustriais aceita artigos cujo objeto de pesquisa se refere ao meio rural e ao agronegócio. O artigo deve se encaixar num dos seguintes temas: "gestão de cadeias produtivas", "gestão socioambiental e desenvolvimento rural", “organizações e associativismo”, "gestão estratégica e de marketing”, “gestão da qualidade ", “gestão econômica e financeira”, “extensão e sociologia rural", “políticas públicas” e “gestão da inovação e da tecnologia”.

Os textos devem ser redigidos em linguagem clara, direta e objetiva, seguindo as normas da ABNT, em respeito aos leitores, a maioria composta de pesquisadores e praticantes de administração de organizações públicas e privadas ligadas, direta e indiretamente, aos setores rural e agroindustrial.

As contribuições podem ser escritas em Português, Espanhol e Inglês. Caso seja apresentada em Português, se o artigo for aceito para publicação, uma versão em Inglês poderá ser apresentada, uma vez que a Revista estará oferecendo as duas versões para os leitores. O mesmo ocorrerá se for apresentado na lingua espanhola. O artigo deve ser inédito, não tendo sido enviado a outro veículo de publicação. A critério do Conselho Editorial, trabalhos originalmente publicados em língua estrangeira podem ser aceitos em caráter excepcional.

Seguindo as normas de periódicos da ANPAD estamos limitando o número de submissões a duas por ano por autor, independentemente de sua posição na autoria. Sugere-se que, antes da submissão, os autores leiam e avaliem seu artigo por meio de algumas perguntas, cujas respostas afirmativas em questão elevem a chance de o artigo obter avaliação positiva. As perguntas sugeridas encontran-se na sequência e foram obtidas no Manual de submissão dos Periódicos da ANPAD que podem ser visualizadas no sitio clicando aqui.

    1. Qual é a contribuição que seu artigo traz ao conhecimento na área?

    2. Você tem ao menos 50% de referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos cientificos de qualidade?

    3. Você tem ao menos 25% de referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos cientificos internacionais?

    4. Você tem pelo menos 50% das referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos cientificos nos últimos cinco anos?

    5. Você tem referências e citações de autores clássicos na área?

    6. Você seguiu as normas de editoração da Revista?

    7. Você descreveu adequadamente a metodologia seguida na pesquisa, os métodos qualitativos e quantitativos utilizados?

    8. Seus objetivos e suas conclusões estão claramente descritos?

    9. Você verificou detalhadamente a qualidade de sua redação?

Normas de apresentação

    1. O artigo deve ser formatado em papel A4; margens superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm); espaçamento de 1,5 linha e alinhamento justificado, empregando editor de texto MS Word, versão 6 ou superior, fonte Times New Roman tamanho 12 e limite máximo de 25 páginas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas. Colocar o título no início do trabalho, omitindo a identificação do(s) autor(es).

    2. Após o título, incluir um resumo em Português com cerca de 15 linhas ou até 250 palavras, sem parágrafos, contendo objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho, assim como um mínimo de três e o máximo de cinco palavras-chave. Todos os resumos deverão ter a versão em Inglês (abstract, incluindo o título do artigo e as key words). Os artigos submetidos em Espanhol deverão ter resumo e palavras-chave no idioma original, em Português e em Inglês.

    3. Os artigos submetidos à publicação na revista Org & Agro devem ser submetidos no site http://revista.dae.ufla.br, após o usuário se cadastrar e logar no sistema.

    4. Todos autores deverão se cadastrar como autor/avaliador para que o artigo seja avaliado.

    5. As Referências Bibliográficas deverão atender às normas da ABNT – NBR-6023. Ao pé das tabelas apresentadas deverá constar a fonte de origem dos dados.

    6. Caso o artigo contenha fotografias, gráficos, figuras, símbolos e fórmulas, essas deverão obedecer as seguintes normas:

      6.1 Figuras e/ou fotografias deverão ser apresentadas nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas e também em um arquivo a parte, salvas em extensão “TIFF” ou “JPEG”com resolução de 300 dpi. As figuras deverão ser elaboradas com fonte Times New Roman,tamanho 10, sem negrito, sem caixa de textos e agrupadas;

      6.2 Gráficos deverão ser inseridos após citação dos mesmos, dentro do próprio texto, elaborado preferencialmente em Excel, com fonte Times New Roman, tamanho 10, sem negrito;

      6.3 Símbolos e fórmulas matemáticas deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker (ex: MathType, Equation), sem perda de suas formas originais.

      7. O autor principal será notificado sobre o recebimento do original e, posteriormente, será informado sobre sua publicação. Os artigos que necessitarem de modificações serão devolvidos ao autor para a devida revisão.

      8. Todos os artigos serão avaliados por consultores Ad Hoc pelo sistema "BLIND REVIEW". O processo de avaliação de artigos submetidos à publicação na Revista Organizações Rurais & Agroindustriais consiste em duas etapas: uma primeira seleção por membros do Comitê Cientifico, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação, e uma segunda etapa que consiste de uma avaliação duplo -cega, coordenada por um editor de seção da área de submissão do artigo, e mais dois pareceristas especialistas na área. O objetivo é auxiliar os autores a adequar seu artigo à linha editorial da Revista com comentários e sugestões para melhoria do trabalho.

      9. O trabalho dos autores e consultores não será remunerado.



 

Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

ISSN: 2238-6890 (edição on-line)


Universidade Federal de Lavras - UFLA - Departamento de Administração e Economia
Campus Universitário - Cx. Postal 37 - CEP 37200-000
Lavras - MG - Tel.: 35 3829 1441
Comentários e sugestões: revistadae@dae.ufla.br

Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados