Breve história da publicação de periódicos pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA)

Em 2015, a revista Organizações Rurais & Agroindustriais foi classificada pelo sistema Qualis/CAPES com o conceito "B2". É sucessora do pioneiro “Cadernos de Administração Rural”, iniciado modestamente em janeiro de 1989 com o auxílio financeiro da AGROCERES.

Naquela época, a RAE, RAP e RAUSP eram praticamente os únicos periódicos brasileiros da área de Administração. Ainda que existisse a Revista da SOBER, focada na publicação de artigos de Economia e Sociologia Rural, o espaço para trabalhos correlatos na perspectiva da Administração era restrito. Em 1988, havia apenas dois programas de pós-graduação em Administração Rural no país filiados a ANPAD: o da ESAL (hoje UFLA) e o da UFRPE. No entanto, vários programas de pós-graduação começavam a abrigar estudos ligados à administração rural. Portanto, com os Cadernos, a idéia era criar uma oportunidade para essa linha de pesquisa, atraindo artigos de todos os programas de pós-graduação em Administração e áreas afins do país que tivessem sintonia com a gestão pública e privada das organizações ligadas, direta e indiretamente, ao meio rural. Ao longo da década de 1990, o escopo da Administração Rural foi ampliado. Surgiu o PENSA (Programa de Estudos no Sistema Agroindustrial) e a temática do agronegócio; criou-se a ABAR (Associação Brasileira de Administração Rural) e, posteriormente, o CEPAN (Programa de Pós-Graduação em Agronegócios) da UFRGS.

Em 1999, buscando um nome que refletisse melhor a nova realidade do meio rural, optou-se pela mudança para "Organizações Rurais & Agroindustriais: Revista de Administração da UFLA". Então, sob a direção do Prof. Luis Carlos de Oliveira, os Cadernos de Administração Rural deram lugar a uma nova revista que pudesse refletir as mudanças no meio rural e agroindustrial ocorridas no Brasil e no mundo naquele período, abrindo espaço para o tema agronegócio e também expandindo o escopo para áreas correlatas como a Economia Rural e a Sociologia Rural.

Em 2011, em mais um passo importante no seu desenvolvimento, a revista adotou o sistema eletrônico de submissões e passou a ser editada somente na forma online.

Endereço postal
Universidade Federal de Lavras – UFLA
Departamento de Administração e Economia – DAE
Caixa Postal 3037
CEP 37200-000, Lavras/MG - Brazil

Contato Principal
Revista Organizações Rurais & Agroindustriais
Universidade Federal de Lavras – UFLA
Departamento de Administração e Economia – DAE
Caixa Postal 3037
CEP 37200-000, Lavras/MG - Brazil
Telefone: +553538291762
Fax: +553538291772
E-mail: revistadae@dae.ufla.br

Contato para Suporte Técnico
Revista DAE
Telefone: +553538291762
E-mail: revistadae@dae.ufla.br


 

Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

ISSN: 2238-6890 (edição on-line)


Universidade Federal de Lavras - UFLA - Departamento de Administração e Economia
Campus Universitário - Cx. Postal 37 - CEP 37200-000
Lavras - MG - Tel.: 35 3829 1441
Comentários e sugestões: revistadae@dae.ufla.br

Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados